[RESUMO GRANDE EXPEDIENTE] Sessão Ordinária dia 14.10.2015

SESSÃO ORDINÁRIA DIA 14.10.2015
RESUMO GRANDE EXPEDIENTE

VEREADOR EDUARDO NACIF CARNEIRO – PP:
O vereador iniciou sua fala comentando sobre o projeto de Reforma Administrativa. Também comentou sobre a penalidade do prefeito não ter enviado para câmara a LDO até o dia 15 de abril, porém foi protocolado dia 30 de abril, e os anexos somente em julho. Este ato do prefeito é ilegal disse o vereador. Comentou sobre a emenda apresentada juntamente com o vereador José Luís Siqueira. Disse que a Reforma Administrativa aumenta os gastos do município. Comentou que no inicio do governo o prefeito fez contratos superfaturados, não teve controle. Pediu para que os servidores ficassem atentos as votações da Reforma Administrativa e LDO-2016.

VEREADOR JOSÉ LUIZ SIQUEIRA - PT:

Iniciou sua fala no Grande Expediente comentando sobre a venda de túmulos no cemitério municipal, o que tem pegado as pessoas que vão ao cemitério visitar seus entes queridos e quando chegam pra fazer a limpeza e manutenção, encontram os túmulos com outras placas. O coveiro não sabe explicar onde foram parar os restos mortais. Também questionou a convocação do gerente Regional da Celesc, para que possa explicar porque em Laguna tem pessoas à luz de velas. O vereador comentou e convidou a população para a audiência pública dia 23 da Barbacena sobre acesso norte. Comentou do descaso com o posto da Coahb e Calistrato Muller Salles que está cheias de buracos. O vereador pediu para que presidente Roberto Alves, colocasse em votação os projetos como LDO-2016, respeitando o trâmite regimental. Pediu para que os servidores sejam convidados para discutir o projeto de Reforma Administrativa. Também comentou a emenda apresentada por ele e o vereador Eduardo Carneiro.

VEREADOR LUIZ FELIPE REMOR – PMDB:

Iniciou sua fala comentando sobre o evento realizado pela Fundação Irmã Vera sobre a comemoração ao dia do idoso. Disse que a Reforma Administrativa é uma réplica da apresentada em 2005. Falou da importância de se fortalecer o servidor público. Disse que é  preciso que todos façam sua parte.

VEREADOR VILSON ELIAS VIERA – PSDB:

Comentou sobre os eventos que foram realizados durante o feriadão aqui em Laguna, como a feirinha no domingo. Também comentou o evento que discutiu as ações para o desenvolvimento da região. Destacou o evento temático sobre a comemoração do dia do Idoso, realizado pela Fundação Irmã Vera. Também o protocolo feito pelo deputado Vampiro sobre as medidas compensatórias da obra da Ponte Anita Garibaldi, e que nada foi feito aqui e que foi aplicado em outra região do estado. Falou da criação do grupo de trabalho para discussão do desassoreamento das nossas lagoas. Comentou sobre a nota da ação do Tribunal de Justiça para suprir a demanda orçamentária deste ano, o que provocou a ação de fazer a busca de novos recursos. Falou da contensão de despesas necessárias. Falou que a arrecadação caiu muito, e por isso provocando crise nos estados e municípios. Disse que o governo do PT transferiu mais encargos aos municípios.  Falou sobre as pedaladas fiscais feitas pelo governo federal. Encerrou comentando cumprimentando os servidores que estavam presentes na sessão. Disse que será feito uma conversa da comissão.

ANDREY PESTANA DE FARIAS - PSD:

Iniciou sua fala comentando que não foi convidado para participar de uma reunião do executivo com os vereadores. Comentou sobre a LDO, que já foi votado em primeira votação. Disse que emendas já foram apresentadas aos projetos. Ressaltou que por varias vezes chamou a atenção para os gastos públicos exorbitantes, em pleno descontrole. Disse que é preciso ter gestão. E que a arrecadação, segundo o prefeito, vai aumentar. E disse que não é possível ver estas perspectivas neste governo. Sobre a Reforma Administrativa o vereador destacou que solicitou informações sobre os impactos financeiros. Questionou se sobre o projeto de reforma, o sindicato foi consultado? Disse que a presença do povo faz a diferença na sessão, tendo em vista as falas que o antecederam.  Pediu uma reunião para que o projeto seja discutido de forma mais ampla, com os servidores antes da sessão.

Câmara terá Sessões Extraordinárias nesta quinta-feira dia 18
Câmara terá Sessões  Extraordinárias nesta quinta-feira dia 18

Durante Sessão Ordinária da ultima segunda-feira (15), o presidente da Câmara, Cleosmar Fernandes, convocou os demais vereadores para duas Sessões Extraordinárias nesta quinta-feira (18), a primeira inicia às 18h. Na pauta, os projetos que foram lidos na Sessão passada