[RESUMO] GRANDE EXPEDIENTE 21.10.2015

VEREADOR KLEBER ROBERTO LOPES – PP
O vereador iniciou sua fala cumprimentando os servidores públicos tem participado das Sessões Ordinárias. Comentou que foi chamado para verificar a situação do Centro Social Urbano. Disse que ficou horrorizado. Grupos de mulheres e de idosos fazem suas reuniões lá. Disse que ficou revoltado, pois não tem água, energia elétrica e o lixo espalhado pelo prédio. Lamentou que a presidente da Fundação Irmã Vera não tomou providencia, e que não convidou alguns grupos de terceira idade para participar da festa do idoso no Centro Cultural. Disse que a Frente de Trabalho é um programa social, não empreguismo. E deve assistir pessoas carentes de nossa cidade. O vereador disse que não tem vereador contra a Frente de Trabalho. O vereador questionou as reuniões feitas pela presidente da Fundação para dizer que tem vereador contra a Frente de Trabalho. Falou que o bairro progresso tem sido prejudicado por obras paradas, como: Caic, Creche Padre Augustinho, Posto de Saúde. Sendo o bairro Progresso um dos bairros mais populosos. Encerrou dizendo que também lamenta que a Secretaria de Saúde vai mudar de mais uma vez de endereço, depois de ter dinheiro publico investido, pois também é preocupante a situação financeira do município para 2016.

VEREADOR ORLANDO RODRIGUES – PSD
Iniciou sua fala dizendo que iria contrariar o vereador Kleber, pois o prédio do CSU é de responsabilidade da Educação. Comentou que Reforma Administrativa não pode ser feita a toque de caixa. Disse que é preciso ouvir os servidores efetivos. É preciso enxugar a máquina com a demissão de funcionários que não somam ao serviço publico. Comentou sobre a vida publica do ex-vereador Osvaldo Viana, que também presidiu a Câmara. Leu um histórico breve do homenageado, falecido durante esta semana. Comentou o exemplo de homem publico que foi Osvaldo Viana. Ainda comentou no Grande Expediente sobre a situação de trabalho das pessoas da Frente de Trabalho, tem muitos que estão em situação de escravidão. Muitos chegam para trabalhar sem mesmo tomar o café da manhã. Disse que se for preciso tem que investigar mesmo, pois tem vários trabalhadores que estão espalhados pelas comunidades. Encerrou comentando sobre seu retorno a Câmara.
Foi aparteado pelos vereadores: Vilson Elias Vieira – PSDB, Kleber Roberto Lopes Rosa – PP, Eduardo Carneiro - PP

VEREADOR ANDREY PESTANA DE FARIAS – PSD
Iniciou sua fala cumprimentando os servidores municipais presentes na Sessão. Comentou sobre o projeto de Reforma Administrativa. Cortar gastos é demitir funcionários comissionados. Disse que tem certeza que a Reforma Administrativa não passará na Câmara da forma que está. Também questionou a discussão do Plano Municipal de Educação. Comentou sobre as denuncias feita nas redes sociais e na mídia televisiva, porque teve que pagar para fazer de exames de mamografias. E uma das pessoas que denunciou foi ameaçada através de um telefonema. Comentou também sobre a construção do Trevo na SC-436, uma das principais reivindicações desta casa. Disse que a Secretaria de Turismo e o gabinete do prefeito devem dar atenção sobre uma associação do Mar Grosso. Comentou também sobre a liberação de recursos para equipamentos da UTI do hospital de Laguna. Encerrou defendo o projeto de Lei que dispõe sobre a transmissão on line dos processos licitatórios, inclusive utilizando dos equipamentos do Poder Legislativo.

Câmara terá Sessões Extraordinárias nesta quinta-feira dia 18
Câmara terá Sessões  Extraordinárias nesta quinta-feira dia 18

Durante Sessão Ordinária da ultima segunda-feira (15), o presidente da Câmara, Cleosmar Fernandes, convocou os demais vereadores para duas Sessões Extraordinárias nesta quinta-feira (18), a primeira inicia às 18h. Na pauta, os projetos que foram lidos na Sessão passada