Audiência Pública foi realizada para mobilizar autoridades sobre pavimentação do acesso norte de Laguna

A Câmara de Vereadores de Laguna realizou na última sexta-feira (23), uma audiência pública, para ouvir a população e autoridades sobre a pavimentação do acesso norte via bairro Barbacena. O encontro aconteceu no Salão Paroquial da localidade contou com a presença da população local e de outros bairros, lideranças comunitárias, além de representantes de entidades de classe, vereadores, vice-prefeita, secretários municipais, secretário e delegado regional.

O principal ponto da discussão foi à falta de garantias do Governo do Estado para a pavimentação da rodovia.
Hoje a cidade tem apenas uma via de acesso principal, rodovia SC-436, que liga a BR-101. Em horário de grande movimento levam-se quase 30 minutos do centro da cidade ao trevo de Laguna, trajeto que poderia ser feito em 10 minutos.

Segundo Wallaston de Oliveira, presidente da Associação Comunitária de Barbacena, “hoje há uma grande preocupação quanto a escoar a produção da cidade. Preocupação que aumenta com a chegada da temporada de verão onde o fluxo de veículos é maior ainda. O acesso norte via Barbacena não é uma saída para o problema, é a solução” enfatizou Wallaston.

Os vereadores que participaram da audiência manifestaram seu apoio na mobilização. O governo do estado estava representado por Mauro Candemil, secretário regional. Ele prometeu fazer uma agenda positiva com o governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Moreira para encontrar uma solução o mais breve possível. “Vamos marcar uma audiência, o governador sempre se sensibilizou com Laguna, vamos apresentar esta reivindicação. Se nós unir forças fica mais fácil” disse Candemil.

Uma comissão de vereadores deve acompanhar este processo, o presidente Roberto Alves disse que a “Câmara vai poder, juntamente com a população, fazer um ato histórico. Laguna já contabiliza prejuízos na economia por falta de mobilidade, este é momento de buscar uma solução, situação que não pode demorar” disse Alves.

Um documento está sendo elaborado para que seja encaminhado para o governador do estado.

Nas redes sociais, logo após a audiência, o presidente da Associação Comunitária voltou a se manifestar sobre o acesso norte dizendo que “Nós da  não agüentamos mais este descaso com a Barbacena e principalmente com Laguna, pois este acesso não é beneficio somente para nós e sim para cidade. Sem este acesso, Laguna fica engessada economicamente” publicou Wallaston, que prometeu fechar a BR-101, no próximo dia 30, para chamar a atenção das autoridades.

Participaram da audiência os vereadores: Eduardo Carneiro, Kleber Roberto Lopes, Patrick Mattos de Oliveira, José Luiz Siqueira Rodrigo Moraes, Luiz Felipe Remor, Antonio da Silva e Roberto Alves. Além da vice-prefeita Ivete Scopel, secretários Municipais Hênio Cardoso e Grasiele Sitônio, presidente do Sindilojas Natanael Wisintainer, Delegado Regional José David Machado e o secretário Regional Mauro Candemil, entres outras lideranças.

Câmara aprova lei que garante auxílio especial para habitação às famílias que serão retiradas da área da CODISC, após decisão judicial

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na noite desta segunda-feira (10), o projeto de Lei n° 030/17 que autoriza a prefeitura de Laguna a conceder o benefício denominado “auxílio especial para habitação”, às famílias afetadas pela decisão judicial de desocupação na “Ação de Reintegração de Posse”,ajuizada pelo governo do estado, na área da Codisc, próximo ao bairro Jardim Juliana.