Semana do Peixe promove debate sobre atividade pesqueira. Restaurantes terão pratos até R$29,90 Beatriz Bortolato, acadêmica da Udesc e uma das organizadoras do evento, participou da 33° Sessão Ordinária
A abertura da Semana do Peixe ocorre no dia 1º,  no auditório da Udesc, a partir das 19h. O evento irá envolver profissionais ligados ao ramo pesqueiro e os restaurantes que disponibilizarão ao público, de 1º a 15 de setembro, pratos com peixe e frutos do mar, até R$ 29,90. Dezenove estalecimentos estarão participando da programação, com diferentes tipos de preparos.

Dia 15, na Udesc, acontece a Feira do Peixe, a partir das 9h. Também terá minicursos e concurso gastronômico.
A organização da Semana do Peixe é do Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura (Compesca). Conta com apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a Associação Nacional dos Distribuidores e Importadores de Pescados (ANDIP).

Em Laguna, os preparativos estão sendo realizados por uma comissão de professores da Udesc e ex-alunos. A pesca no município é um dos principais alicerces da economia, considerada um importante ponto de pesca de tainha no país, como por exemplo, em 2015 foram capturadas cerca de 3,5 mil toneladas da espécie em Laguna.

Encontro com profissionais da área:
No dia 1º, a primeira palestra ocorre a partir das 19h30min, com o tema "Laguna como um potencial turismo na pesca esportiva", com o palestrante Carlos Utiama.

O segundo encontro terá o tema "Políticas públicas para pesca, aquicultura e agricultura em Santa Catarina", com  Athos de Almeida Lopes Filho,   diretor de cooperativismo e agronegócio na Secretaria de Agricultura e Pesca de Santa Catarina.

Após o encerramento, acontecerá um coquetel de recepção no Restaurante Hotel Atlântico Sul Laguna promovido pelo Rotary Club de Laguna República Juliana, o valor será R$ 29,90 (por pessoa).

Dia 2 (sábado)
15h - Masterfish no Restaurante Atlântico Sul.
É um concurso gastronômico com objetivo de promover a criação de receitas com ingredientes regionais Catarinenses e buscar revelar novos talentos da culinária Lagunense.

Dia 4 (segunda-feira)
Local: Auditório da Udesc
14h - Os problemas encontrados no pescado importado, com Jorge Kroeff, auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura.
15h  - O papel da engenheiro da Pesca na indústria do Pescado, Luis Gustavo Glardini, gerente de qualidade na Komdelli.

Dia 5 (terça-feira)
Local: Auditório da Udesc
14h - Importância do rastreamento do pescado, com Rafael Moraes, da Cidasc de Tubarão
15h - A implantação do serviço brasileiro de inspeção de produtos de origem animal, com o veterinário Erick Kubiack, da Secretaria Municipal de Pesca
16h - Coffe break
16h20min - A situação atual e projetos futuros do terminal pesqueiro, com Evandro Almeida, administrador do Terminal Pesqueiro
17h20min - Mesa redonda sobre os desafios da produção pesqueira em Laguna.

Dia 11 (segunda-feira)
13h30min - Ilha de Galápagos, com o professor Pedro Catstilho da Udesc
15h - Desafios da legislação pesqueira, com Mauro Domingo, advogado
17h - Mesa redonda sobre engenharia de pesca e suas atribuições.
19h - Abertura da Semana Científica dos cursos de engenharia de pesca e ciências biológicas, com João Antônio Lorenzetti.

Dia 12 (terça-feira)
Local: Udesc
13h30min - oficina infantil de preservação dos botos, com Arnaldo D Amaral, do Instituto Boto Fliper.
15h - Uso de probióticos na atividade aquícola, com José Mourino, professor da Ufsc
17h - Mesa redonda sobre ecoturismo no sul catarinense.

Dia 14 (quinta-feira)
Local: Udesc
8h às 12h- minicurso de análise sensorial, pescado defumado e derivados, com Marcio Vargas Ramella, professor da Udesc.
8h às 12h - minicurso - aspectos gerais da psicultura, com Francisco Medeiros, presidente executivo do Peixe BR.
13h às 18h - mincurso - análise da qualidade da água e físico-químico do pescado, com Marcio Vargas Ramella, professor da Udesc.
15h - máquinas e equipamentos para o processamento do pescado
17h - mesa redonda sobre os cuidados da retomada da produção de camarãoes em Laguna, com o professor Giovanni Lemos de Mello

Confira os restaurantes participantes do festival:
Antigo Big Ben,
Hotel Atlântico Sul Laguna,
Burgueria Laguna,
Boião Restaurante,
Café Passado,
Cantina da Udesc,
Destak Lanches,
El Chicano,
Choperia Gaulês,
Geraldo Restaurante,
Marbelle Restaurante,
Temakeria Oiishi,
Pães Açores,
Restaurante Pardhal's,
Pizzaria da Praia,
Ponto 10 Restaurante,
Status Lanches,
TamoJunto,
Umi Cozinha Oriental.

A Semana do Peixe tem patrocínio e apoio das seguintes empresas e instituições:
Patrocinadoras – Abipesca; Alaska Seafood; CNA; CONEPE; Dempi; Geneseas/Dell Mare; ABRAPES; Norge; Opergel; PeixeBR, Nordsee, Frescatto, São Rafael Câmaras Frigoríficas, Copacol, Kanemar, Gomes da Costa, Coqueiro/Pescador e Sipesp. Apoio Institucional – Abrasel; Abras; Fiesp; Sebrae; Embrapa; Instituto da Pesca e Secretaria de Aquicultura e Pesca/MDIC.

O que é ?
Um conjunto de ações e esforços da cadeia produtiva de peixes e frutos do mar no Brasil para estimular o consumo de pescado no País, tais como:
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em parceria com o Ministério da Saúde realizava anualmente no mês de setembro a Semana do Peixe. A partir desta edição a organização do evento está sendo realizada a nível nacional pelo Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura (Compesca). O evento ocorrerá em todo Brasil.

Fonte: Prefeitura de Laguna

Tavinho novamente no Poder Legislativo

O suplente Luiz Otavio Pereira – Partido Progressista, mais conhecido como Tavinho, tomou posse na tarde desta segunda-feira (4), no Legislativo Lagunense.