PLANO DIRETOR - AUDIÊNCIA PÚBLICA

Plano Diretor - Audiência Pública

Nesta tarde de 7 de novembro sob a presidência do vereador Roberto Carlos Alves (PP), ocorreu na Câmara Municipal de Laguna Audiência Pública  sobre o Plano Diretor do município, que contou com a apresentações das emendas dos vereadores.

Na oportunidade, ocorreu a explanação, por parte arquitetos Ana Paula Fogaça e Flávio Luiz Alípio da secretaria do Planejamento do município enfocando os Projetos de Lei sobre o zoneamento e uso e ocupação do solo urbano; que define o perímetro Urbano e o do Plano Diretor propriamente dito.

Diversas emenda foram apresentada com destaque para a criação de área de preservação na região da ilha, envolvendo comunidades como Morro do Gravatá, Tamborete, Siri, Tereza, Galheta, Ipuã e Praia Grande. Locais preservados com a natureza característica das encostas catarinenses, pouco visitado e oferece uma vegetação influenciada pelo mar e o vento. Vereadores como Eduardo Carneiro (PP), Rodrigo Moraes (PR), Andrey Pestana (PSD), Hirã Floriano (PMDB) alimentaram os debates com representantes de entidades não governamentais, ecologistas e população em geral.

O processo terá sequencia amanhã, dia 8 de novembro devendo a Audiência Pública tratar de temas ligados ao bairro Mar Grosso e adjacências, basicamente sobre a ocupação do solo, gabaritos e etc...

A audiências futuras nos reservam as votações de emendas e do Plano Diretor do nosso Município, propriamente dito.

“A Audiência Pública deverá aprimorar esse instrumento de política urbana, que resume as necessidades do município e o que queremos para nosso futuro”, coloca o presidente Roberto Alves, conclamando a toda população para que não se omita e participe ativamente deste evento.

O que é o Plano Diretor?

O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades.

É um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte de cidade. É processo de discussão pública que analisa e avalia a cidade que temos para depois podermos formular a cidade que queremos.

Desta forma, a prefeitura em conjunto com a sociedade, busca direcionar a forma de crescimento, conforme uma visão de cidade coletivamente construída e tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais.

O Plano Diretor deve, portanto, ser discutido e aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito. O resultado, formalizado como Lei Municipal, é a expressão do pacto firmado entre a sociedade e os poderes Executivo e Legislativo.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 12/05/2015 - 16:20:53 por: Guilherme - Alterado em: 12/05/2015 - 16:20:53 por: Guilherme

Câmara terá Sessão Extraordinária nesta quinta-feira, às 18h

Os parlamentares lagunenses estarão reunidos nesta quinta-feira (6), em Sessão Extraordinária, às 18h, para votar projetos de autoria do Poder Executivo, entre eles o estatuto da Guarda Municipal,  aumento para cargos efetivos, além da revisão  anual do servidores públicos municipais.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Por solicitação do vereador Kleber Roberto Lopes Rosa, esclarecemos que houve um equívoco durante o cadastro  da Emenda  ao Projeto de Lei Complementar n° 007/19, no sistema da Câmara Municipal de Laguna. Por conta disso, o equívoco já foi solucionado,  sendo alterado a autoria da referida emenda.

Câmara vota LDO nesta terça-feira, em Sessões Extraordinárias

Os parlamentares de Laguna, deverão votar a Lei de Diretrizes Orçamentária  (LDO),  nesta terça-feira (28), em duas Sessões Extraordinárias. Antes,  porém,  os vereadores realizarão Sessão Ordinária.
A votação da LDO deve ter Sessão exclusiva. Por conta disso, o presidente da Câmara, Cleosmar Fernandes, assinou o ato de convocação nesta segunda-feira.

Comissão de Pesca define ações para a preservação do boto pescador de Laguna

A Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa já definiu o conjunto de ações que pretende implementar para tentar frear o aumento da mortandade do boto pescador de Laguna, espécie que estaria sendo ameaçada pelo mal uso de redes de malha utilizadas para a pesca e pela poluição das águas costeiras do sul do estado.