PLANO DIRETOR - AUDIÊNCIA PÚBLICA

Plano Diretor - Audiência Pública

Nesta tarde de 7 de novembro sob a presidência do vereador Roberto Carlos Alves (PP), ocorreu na Câmara Municipal de Laguna Audiência Pública  sobre o Plano Diretor do município, que contou com a apresentações das emendas dos vereadores.

Na oportunidade, ocorreu a explanação, por parte arquitetos Ana Paula Fogaça e Flávio Luiz Alípio da secretaria do Planejamento do município enfocando os Projetos de Lei sobre o zoneamento e uso e ocupação do solo urbano; que define o perímetro Urbano e o do Plano Diretor propriamente dito.

Diversas emenda foram apresentada com destaque para a criação de área de preservação na região da ilha, envolvendo comunidades como Morro do Gravatá, Tamborete, Siri, Tereza, Galheta, Ipuã e Praia Grande. Locais preservados com a natureza característica das encostas catarinenses, pouco visitado e oferece uma vegetação influenciada pelo mar e o vento. Vereadores como Eduardo Carneiro (PP), Rodrigo Moraes (PR), Andrey Pestana (PSD), Hirã Floriano (PMDB) alimentaram os debates com representantes de entidades não governamentais, ecologistas e população em geral.

O processo terá sequencia amanhã, dia 8 de novembro devendo a Audiência Pública tratar de temas ligados ao bairro Mar Grosso e adjacências, basicamente sobre a ocupação do solo, gabaritos e etc...

A audiências futuras nos reservam as votações de emendas e do Plano Diretor do nosso Município, propriamente dito.

“A Audiência Pública deverá aprimorar esse instrumento de política urbana, que resume as necessidades do município e o que queremos para nosso futuro”, coloca o presidente Roberto Alves, conclamando a toda população para que não se omita e participe ativamente deste evento.

O que é o Plano Diretor?

O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades.

É um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte de cidade. É processo de discussão pública que analisa e avalia a cidade que temos para depois podermos formular a cidade que queremos.

Desta forma, a prefeitura em conjunto com a sociedade, busca direcionar a forma de crescimento, conforme uma visão de cidade coletivamente construída e tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais.

O Plano Diretor deve, portanto, ser discutido e aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito. O resultado, formalizado como Lei Municipal, é a expressão do pacto firmado entre a sociedade e os poderes Executivo e Legislativo.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 12/05/2015 - 16:20:53 por: Guilherme - Alterado em: 12/05/2015 - 16:20:53 por: Guilherme

Câmara terá Sessão Extraordinária nesta sexta-feira, dia 28

o presidente da Câmara, Cleosmar Fernandes, convocou para esta sexta-feira (28), Sessão Extraordinária para apreciar o veto prefeito Mauro Candemil ao projeto de lei 085/2018, que " tem como objetivo principal regulamentar as regras para uso do espaço público na cidade de Laguna. Conforme é de conhecimento de todos, vem ocorrendo em nossa cidade alguns eventos que alguns casos carecem da devida regulamentação e fiscalização. Nesse sentido, se faz necessário a regulamentação por meio de uma lei própria, a concessão dos espaços públicos para a realização de determinados eventos."

Vereadores votaram 687 proposições em 2018

Os vereadores de Laguna, durante o ano de 2018, votaram 687 proposições, sendo que nesta quantidade estão inclusos projetos de lei (PL), projetos de lei complementar (PCLs), projetos de resolução (PR),  e projeto de decreto legislativo (PDL), além de requerimentos e moções. Os dados foram finalizados nesta quarta-feira (19),  pela Secretaria Legislativa e divulgados pela Assessoria de Relações Públicas e Comunicação Social

Seguindo decreto municipal, presidente suspende atividades no Poder Legislativo

O presidente da Câmara, Cleosmar Fernandes, suspende o expediente do Poder Legislativo, nos dias 24, 26, 27, 28, e 31 de dezembro de 2018 e nos dias 02, 03 e 04 de janeiro de 2019, conforme Decreto Municipal nº 6.013, de 07 de dezembro de 2018, assinado pelo prefeito Mauro Candemil.

Porém, no dia 01 de janeiro de 2019, ocorre a posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. O ato esta marcado para acontecer às 11h, conforme Regimento Interno da Câmara de Vereadores.

LUTO: Morre a primeira mulher eleita vereadora em Laguna

Morreu nesta quarta-feira (7), em Florianópolis, a lagunense Adelaide Andrade Ramos, aos 90 anos, a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Laguna. Adelaide exerceu o mandato entre os anos de 1955 e 1958

Vereadores buscam, em Brasília, recursos para o município

Em viagem à Brasília, nos dias 30 e 31 de outubro, os vereadores Thiago Duarte (MDB) e Rodrigo Moraes (PR) estiveram reunidos com parlamentares catarinenses. Na pauta das reuniões foram solicitadas emendas parlamentares para obras, veículos e recursos para a Secretaria de Saúde de Laguna.