100%

CÂMARA PROMOVE ATO SOLENE

Câmara promove ato solene
Atos de bravura e conquistas esportivas mereceram destaque
 
 
No último dia 1º de novembro o presidente da Câmara Municipal de Laguna Roberto Carlos Alves – PP, atendendo requerimento 413/2013 do vereador Antônio da Silva – PR, para que seja  destinado espaço de 20 minutos na última sessão de cada mês desta casa, para homenagens a Lagunense Esportistas, que tenham galgado pódio em qualquer tipo de esporte fora do município de Laguna, e municipal em caso de evento com destaque na mídia Estadual, Federal ou Internacional  bem como homenagear já na primeira com a presença dos atletas,  todos, que de uma forma ou de outra   elevaram o nome da cidade ,do mês  de janeiro de 2.013 até o presente momento.
 
Segundo o vereador objetivo deste requerimento, deve se ao fato de proporcionar estímulo a quem ainda não pratica esporte e literalmente homenagear,  individualmente, aqueles que sem patrocínio, disputam os mais diversos esportes não obtendo reconhecidos por seus méritos.  É também uma forma explícita de divulgação de esportes que são praticados em nossa cidade, mas que  não é do conhecimento geral, a exemplo o caratê.  Outra razão é o desestímulo para as  crianças e jovens que ingressam na atividade esportiva, mas que vem seus sonhos não seguirem adiante por falta de  patrocínio, assim sendo será uma janela para poder fazer a divulgação e quiçá voltarmos a fazer de nossa cidade um local de atletas seletos. É imprescindível dizer que a cidade dispõe de atletas nos mais diferentes níveis e categorias de esporte , mas que há falta de patrocínio e incentivo,  colabora para descrédito no esporte voltando-se muitas vezes para as drogas o mal que se alastra por todo o mundo.  A valorização aqui solicitada, é de reconhecimento aos atletas  que , mesmo não tendo espaço , material equipamento  adequado conseguem disputar  em iguais condições com atletas principalmente patrocinado e com um nível maior de preparação.  A falta de tudo e principalmente a falta de estímulo muitas das vezes é que são a única força para fazerem verdadeiros campeões . Em uma cidade que brilha a História e o Turismo, não se pode deixar ofuscar pela falta de brilho de medalhas de esporte.  
 
Homenagem Fabiano Fernandes - Karatê 39 anos Ouro na modalidade Katar Individual
Homenagem Julia Hoepers Madeira - Karatê 14 anos Ouro na Modalidade Katar
Homenagem Lucas Rosa Santana - Karatê 19 anos Ouro na Modalidade Katar
Homenagem Maria Aparecida Correa Francisco - Karatê 28 anos Ouro na Modalidade Katar
Homenagem Matheus Digiácomo de Souza - Karatê 11 anos Ouro modalidade Katar
Homenagem Murilo da Silva - Karatê Ouro Modalidade Katar
Homenagem Stuart da Silva Parente - Vice - Campeão Brasileiro de Dominó em Duplas
 
No mesmo ato atendendo Moção 014/2013 encabeçada pelo vereador VILSON ELIAS VIEIRA - PSDB e assinada por todos os vereadores, encaminhada ao presidente da Casa vereador ROBERTO CARLOS ALVES – PP e ao Ilmo Sr, Coronel NAZARENO MARCINEIRO – M.D. Comandante Geral da PM/SC,  no sentido de que seja realizada homenagem de reconhecimento aos soldados Anderson Machado Pereira (matrícula 930022-8) e Jones José Leandro da Silva (matrícula 928861-9), Policiais Militares da Guarnição Especial de Laguna, pelo ato de bravura praticado pelos mesmos, no dia 29 de setembro de 2013, no Município de Laguna.
 
Justificou que os policiais militares Anderson Machado Pereira e Jones José Leandro da Silva se tornaram heróis para uma família de Laguna no domingo dia 29 de setembro de 2013, quando impediram que uma mulher cometesse suicídio, na frente dos filhos e do companheiro. A Polícia Militar de Laguna foi acionada e deslocou uma viatura para atender a ocorrência no bairro Mato Alto. Os soldados Anderson e Jones foram até o local, onde encontraram a mulher com um pedaço de vidro na mão, ameaçando cortar o próprio pescoço. Os filhos e o companheiro da vítima já estavam fora da residência, onde ela permanecia quebrando os móveis. Num ato de bravura, os soldados Anderson e Jones buscaram acalmar a vítima e, em um momento de distração durante o diálogo, conseguiram imobilizar a mulher. Ela já havia cortado os dois braços e tentou reagir, mas foi contida e hospitalizada sem risco de morte. Graças ao preparo dos soldados, a calma e principalmente o momento certo de agir, mais uma vida foi salva para a alegria dos familiares e da população. Por conta deste fato, nada mais justo de homenagear dois bravos soldados que com este ato de bravura engrandecem ainda mais a nossa briosa Policia Militar
 
Na mesma sessão atendendo REQUERIMENTO Nº 783/13 dos vereadores THIAGO ALCIDES DUARTE – PMDB e ANTONIO DA SILVA – PR foi  prestada uma homenagem aos corredores Lagunenses, Jorge Quirino, campeão da corrida rústica de tubarão que homenageou o artista plástico Willy Zumblick, no dia 12/10/2013. E a Remi da Silveira Custódio corredor Lagunense que representa nosso município, nos mais diversos eventos da categoria, sejam eles municipais, regionais, nacional ou até mesmo internacional.
 
Justificaram como uma homenagem que o povo Lagunense vislumbra pelos seus desportivas, ressaltando o bom desempenho de nossos atletas, que sem incentivo do poder público divulgam Laguna em todos os eventos, determinados e competitivos sempre estão brigando pelo pódio, orgulho do nosso povo e da nossa gente.
 
Pelos homenageados usaram da palavra Jorge Quirino e Remi da Silveira Custódio e representando o legislativo fez a saudação o vereador Rodrigo Luz de Moraes – PR.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 12/05/2015 - 16:24:41 por: Guilherme - Alterado em: 12/05/2015 - 16:24:41 por: Guilherme

Notícias

Câmara terá Sessão Extraordinária nesta sexta-feira, dia 28
Câmara terá Sessão Extraordinária nesta sexta-feira, dia 28

o presidente da Câmara, Cleosmar Fernandes, convocou para esta sexta-feira (28), Sessão Extraordinária para apreciar o veto prefeito Mauro Candemil ao projeto de lei 085/2018, que " tem como objetivo principal regulamentar as regras para uso do espaço público na cidade de Laguna. Conforme é de conhecimento de todos, vem ocorrendo em nossa cidade alguns eventos que alguns casos carecem da devida regulamentação e fiscalização. Nesse sentido, se faz necessário a regulamentação por meio de uma lei própria, a concessão dos espaços públicos para a realização de determinados eventos."

Vereadores votaram 687 proposições em 2018
 Vereadores votaram 687 proposições em 2018

Os vereadores de Laguna, durante o ano de 2018, votaram 687 proposições, sendo que nesta quantidade estão inclusos projetos de lei (PL), projetos de lei complementar (PCLs), projetos de resolução (PR),  e projeto de decreto legislativo (PDL), além de requerimentos e moções. Os dados foram finalizados nesta quarta-feira (19),  pela Secretaria Legislativa e divulgados pela Assessoria de Relações Públicas e Comunicação Social

Seguindo decreto municipal, presidente suspende atividades no Poder Legislativo
Seguindo decreto municipal, presidente suspende atividades no Poder Legislativo

O presidente da Câmara, Cleosmar Fernandes, suspende o expediente do Poder Legislativo, nos dias 24, 26, 27, 28, e 31 de dezembro de 2018 e nos dias 02, 03 e 04 de janeiro de 2019, conforme Decreto Municipal nº 6.013, de 07 de dezembro de 2018, assinado pelo prefeito Mauro Candemil.

Porém, no dia 01 de janeiro de 2019, ocorre a posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. O ato esta marcado para acontecer às 11h, conforme Regimento Interno da Câmara de Vereadores.

LUTO: Morre a primeira mulher eleita vereadora em Laguna
LUTO: Morre a primeira mulher eleita vereadora em Laguna

Morreu nesta quarta-feira (7), em Florianópolis, a lagunense Adelaide Andrade Ramos, aos 90 anos, a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Laguna. Adelaide exerceu o mandato entre os anos de 1955 e 1958

Vereadores buscam, em Brasília, recursos para o município
Vereadores buscam, em Brasília, recursos para o município

Em viagem à Brasília, nos dias 30 e 31 de outubro, os vereadores Thiago Duarte (MDB) e Rodrigo Moraes (PR) estiveram reunidos com parlamentares catarinenses. Na pauta das reuniões foram solicitadas emendas parlamentares para obras, veículos e recursos para a Secretaria de Saúde de Laguna.