100%

Vereadores da bancada ruralista visitam laboratórios que desenvolvem técnicas para cultivo de camarão em cativeiro, no RS

Vereadores da bancada ruralista visitam laboratórios que desenvolvem técnicas para cultivo de camarão em cativeiro, no RS Vereadores Thiago e Rodrigo visitando laboratórios da FURG
Vereadores da bancada ruralista visitam laboratório que desenvolve técnicas para cultivo de camarão em cativeiro, no RS

Os vereadores Rodrigo Moraes (PR) e Thiago Duarte (MDB) da bancada ruralista na Câmara de Laguna, estiveram, entre os dias 20 e22 de fevereiro, visitando no estado do Rio Grande do Sul, o Núcleo de Aquacultura e Biotecnologia Marinha da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

Na oportunidade, os parlamentares, conheceram na cidade Rio Grande /RS, nova técnicas desenvolvidas para criação e cultivo do camarão em cativeiro.  A intenção foi buscar uma alternativa para que Laguna possa retomar a atividade, que foi interrompida por conta do vírus da mancha branca.

Durante os dias que passaram no estado gaucho, os vereadores Rodrigo e Thiago, também visitaram duas fazendas de criação e cultivo de camarão, lá puderam conhecer as técnicas desenvolvidas pela FURG.

Para o vereador Rodrigo Moraes, “Laguna tem as mesmas características ambientais da cidade de Rio Grande, é possível que as técnicas desenvolvidas lá possam ser implantadas aqui. A Carcinicultura é importante para o crescimento econômico do nosso município”, concluiu Moraes.

 Já o vereador Thiago Duarte, comentou que “o município precisa ser parceiro nesta iniciativa, subsidiar uma fazenda laboratório aqui, para que essas técnicas sejam conhecidas mais de perto pelo carcinicultores de Laguna. Se lá no Rio Grande deu certo, acredito que aqui também dará” disse Duarte.

Durante a Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (26), os dois parlamentares se utilizaram da Tribuna da Câmara, para enfatizar a possibilidade de Laguna voltar ser a Capital Catarinense de Criadores de Camarão. “Nós temos uma marca, o ‘Camarão Laguna’, temos história, e muita pessoas vêm pra Laguna por causa do turismo e da gastronomia, temos que ter camarão pra servir a quem nos visita” acrescentou Moraes.

Os vereadores foram recebidos pelo professores; Dr. Marcelo Okamoto - especialista em Psicultura, Dr. Luis Henrique Poersch – especialista em Aquicultura, e Dr. Geraldo Kipper – especialista em Carcinicultura.

Nos dias 20, 21 e 22 de março, às novas tecnologias serão apresentadas durante curso teórico-prático, na Estação Marinha de Aquacultura da FURG, na cidade de Rio Grande – RS. Informações, inscrição e valores podem ser obtidos através do email projetocamaraobft@gmail.com

Uma caravana de Laguna deve participar do evento.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 28/02/2018 - 15:55:19 por: Sidnei Oliveira - Alterado em: 28/02/2018 - 18:28:38 por: Sidnei Oliveira

Notícias

Comissão de Pesca define ações para a preservação do boto pescador de Laguna
Comissão de Pesca define ações para a preservação do boto pescador de Laguna

A Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa já definiu o conjunto de ações que pretende implementar para tentar frear o aumento da mortandade do boto pescador de Laguna, espécie que estaria sendo ameaçada pelo mal uso de redes de malha utilizadas para a pesca e pela poluição das águas costeiras do sul do estado.

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Laguna visita parlamento lagunense
Rede Feminina de Combate ao Câncer de Laguna visita parlamento lagunense

Na tarde desta segunda-feira (20), o presidente da Câmara, Cleosmar Fernandes,  recebeu em seu gabinete integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Laguna.  A presidente da Rede, Andrea Cascaes Lopes e a fisioterapeuta Mércia Pelentir,  solicitaram apoio ao parlamento lagunense para que sensibilizem o Governo Municipal na possibilidade apoio financeiro ou até mesmo a cessão de uma sala para o atendimentos aos pacientes com câncer.

Presidente da CPI do Carnaval assina convocação para depoimentos
  Presidente da CPI do Carnaval assina convocação para depoimentos

Na tarde desta quinta-feira (16), o vereador Osmar Vieira assinou os ofícios convocando algumas pessoas da administração pública e de empresas, para serem interrogadas pela comissão na próxima quinta-feira, dia 23,  a partir das 13h. Com transmissão ao vivo pela TV Câmara e redes sociais.

Farmácia Judicial é tema de encontro entre vereadores e diretor de Logística da Secretaria de Estado da Saúde
Farmácia Judicial é tema de encontro entre vereadores e diretor de Logística da Secretaria de Estado da Saúde

"Não  tem mais o que discutir, o assunto está encerrado, agora é esperar que justiça chame os  municípios para fazer a distribuição  da medicação da Farmácia Judicial" disse  Charles Accordi, diretor de Logística da Secretaria de Estado da Saúde,  ao iniciar a reunião com os vereadores Cleosmar Fernandes e Kleber Roberto Lopes Rosa.

Na tarde desta segunda-feira (13), os vereadores estiveram em Florianópolis para tentar buscar uma solução para  a distribuição dos medicamentos cedidos pelo estado, após ação judicial.