Após governo do estado liberar recursos para obras de restauração e ampliação do colégio Jerônimo Coelho, Escola Militar pode iniciar atividades no ano letivo em 2019

A liberação de R$ 5,3 milhões, pelo governo do estado, para restauração e ampliação da EEB Jerônimo Coelho, garante a efetiva instalação do Colégio Militar de Laguna, com inicio das atividades em 2019. Informação envida pela secretária de Estado da Educação Simone Scharamm, à Câmara de Vereadores de Laguna no dia 29 de junho.

No oficio, Simone Scharamm, anexou uma resposta da coronel Claudete Lehmkuhl, diretora de Instrução e Ensino e comandante do Centro de Ensino da Policia Militar de Santa Catarina - PMSC, que informa que a corporação “está adotando as medidas necessárias para viabilização do Colégio Militar em Laguna, mantendo a previsão para inauguração do ano letivo de 2019” desta o comunicado.

O processo de solicitação da instalação do Colégio Militar de Laguna passou pelo Poder Legislativo Lagunense, promovido por Moção de Apelo ao governo do Estado. “Esta é uma reivindicação de todos os parlamentares desta Casa Legislativa” comentou Cleosmar Fernandes - presidente da Câmara.

“O ano letivo de 2019 deve iniciar com duas turmas do 6° ano do ensino fundamental, com a previsão de 70 alunos” destaca, em nota, a coronel Claudete Lehmkuhl

Atualmente a escola é administrada pela Secretaria de Estado da Educação, com a implantação do Colégio Militar de Laguna, a gestão ficará sob responsabilidade da PMSC.

História
A EEB Jerônimo Coelho foi o terceiro grupo escolar de um conjunto de 07, criados entre os anos de 1911 e 1918, nas consideradas principais cidades do estado.
João dos Santos Areão foi o primeiro diretor da escola, e dedicou de sua vida profissional 9 anos à direção da instituição
Em 12 de julho de 1912, a convite do então Inspetor Geral do Ensino de SC – Orestes Guimarães assumiu o cargo de diretor da escola. Na época de sua fundação, a escola era denominada de “G.E. Jerônimo Coelho”

*com informações do livro: “Professor Areão: experiências de um bandeirante paulista do ensino em Santa Catarina (1912 – 1950)

Protocolos desta Publicação:Criado em: 23/07/2018 - 10:30:59 por: Sidnei Oliveira - Alterado em: 23/07/2018 - 10:30:59 por: Sidnei Oliveira

Câmara terá Sessão Extraordinária nesta quinta-feira, às 18h

Os parlamentares lagunenses estarão reunidos nesta quinta-feira (6), em Sessão Extraordinária, às 18h, para votar projetos de autoria do Poder Executivo, entre eles o estatuto da Guarda Municipal,  aumento para cargos efetivos, além da revisão  anual do servidores públicos municipais.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Por solicitação do vereador Kleber Roberto Lopes Rosa, esclarecemos que houve um equívoco durante o cadastro  da Emenda  ao Projeto de Lei Complementar n° 007/19, no sistema da Câmara Municipal de Laguna. Por conta disso, o equívoco já foi solucionado,  sendo alterado a autoria da referida emenda.

Câmara vota LDO nesta terça-feira, em Sessões Extraordinárias

Os parlamentares de Laguna, deverão votar a Lei de Diretrizes Orçamentária  (LDO),  nesta terça-feira (28), em duas Sessões Extraordinárias. Antes,  porém,  os vereadores realizarão Sessão Ordinária.
A votação da LDO deve ter Sessão exclusiva. Por conta disso, o presidente da Câmara, Cleosmar Fernandes, assinou o ato de convocação nesta segunda-feira.

Comissão de Pesca define ações para a preservação do boto pescador de Laguna

A Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa já definiu o conjunto de ações que pretende implementar para tentar frear o aumento da mortandade do boto pescador de Laguna, espécie que estaria sendo ameaçada pelo mal uso de redes de malha utilizadas para a pesca e pela poluição das águas costeiras do sul do estado.