100%

LUTO: Morre a primeira mulher eleita vereadora em Laguna

Morre a primeira mulher eleita vereadora em Laguna
 
Morreu nesta quarta-feira (7), em Florianópolis, a lagunense Adelaide Andrade Ramos, aos 90 anos, a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Laguna. Adelaide exerceu o mandato entre os anos de 1955 e 1958.
 
Quando era nova, não havia escola onde ela morava, na localidade da Ponta da Barra, por isso, teve a iniciativa de dar aula para crianças, da comunidade,  na sua própria casa.
 
Indignada com a situação, elegeu-se  a primeira Vereadora mulher de Laguna. Tinha só um grande objetivo, que conseguiu realizar,  fazer a cidade montar uma escola.
 
Logo deixou a vida política,  pois queria voltar a lecionar. Passou a vida como professora, tanto em Laguna quanto em Florianópolis.
 
O corpo da ex-vereadora Adelaide Ramos foi cremado nesta quinta-feira em Florianópolis.
 
O presidente da Câmara, Cleosmar Fernandes, lamentou a morte de Adelaide, “sabemos que esta bandeira de melhores condições para educação ainda precisa ser levantada hoje, imaginem naquela época com toda dificuldade que se tinha. Dona Adelaide, foi exemplo e seu legado continuará, pois toda sua história jamais será esquecida” disse Fernandes.
 
Em homenagem póstuma, o presidente da Câmara decretou luto oficial de três dias no âmbito do Poder Legislativo
 
Confira o decreto:
 
DECRETO LEGISLATIVO N. 0015/2018

DECRETA LUTO OFICIAL NO ÂMBITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE LAGUNA
 


Faço saber que a Câmara Municipal que eu, Presidente, usando das atribuições que me confere o art. 31, inciso XVI, do Regimento Interno, promulgo o presente Decreto Legislativo:
                   

Art. 1º. Fica declarado luto oficial no âmbito da Câmara Municipal de Laguna por três dias, a partir desta data, em virtude do falecimento da Sra. Adelaide Andrade Ramos, primeira mulher vereadora de Laguna no período de 1955 a 1958.
 

Art. 2º. Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
 
Paço República Catharinense “Roberto Pedro Prudêncio”, em 07 de novembro de 2018
 
CLEOSMAR FERNANDES
Presidente
Protocolos desta Publicação:Criado em: 08/11/2018 - 17:33:33 por: Sidnei Oliveira - Alterado em: 09/11/2018 - 15:48:54 por: Sidnei Oliveira

Notícias

Câmara terá Sessão Extraordinária nesta quinta-feira, às 18h
 Câmara terá Sessão Extraordinária nesta quinta-feira, às 18h

Os parlamentares lagunenses estarão reunidos nesta quinta-feira (6), em Sessão Extraordinária, às 18h, para votar projetos de autoria do Poder Executivo, entre eles o estatuto da Guarda Municipal,  aumento para cargos efetivos, além da revisão  anual do servidores públicos municipais.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Por solicitação do vereador Kleber Roberto Lopes Rosa, esclarecemos que houve um equívoco durante o cadastro  da Emenda  ao Projeto de Lei Complementar n° 007/19, no sistema da Câmara Municipal de Laguna. Por conta disso, o equívoco já foi solucionado,  sendo alterado a autoria da referida emenda. 

Câmara vota LDO nesta terça-feira, em Sessões Extraordinárias
 Câmara vota LDO nesta terça-feira, em Sessões Extraordinárias

Os parlamentares de Laguna, deverão votar a Lei de Diretrizes Orçamentária  (LDO),  nesta terça-feira (28), em duas Sessões Extraordinárias. Antes,  porém,  os vereadores realizarão Sessão Ordinária. 
A votação da LDO deve ter Sessão exclusiva. Por conta disso, o presidente da Câmara, Cleosmar Fernandes, assinou o ato de convocação nesta segunda-feira.

Comissão de Pesca define ações para a preservação do boto pescador de Laguna
Comissão de Pesca define ações para a preservação do boto pescador de Laguna

A Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa já definiu o conjunto de ações que pretende implementar para tentar frear o aumento da mortandade do boto pescador de Laguna, espécie que estaria sendo ameaçada pelo mal uso de redes de malha utilizadas para a pesca e pela poluição das águas costeiras do sul do estado.