Câmara aprova Moção de Protesto e Repúdio ao governador do estado por corte no orçamento da Udesc

A Câmara de Vereadores aprovou, por maioria, a  Moção de Protesto e Repúdio  ao governador do estado por corte no orçamento da Udesc.

O vereador Rodrigo Luz de Moraes foi o proponente e teve a Moção subscrita por mais 11 vereadores, após ter sido procurado pelo corpo docente da Udesc-Laguna, preocupados com o corte de 10% no orçamento da Universidade.

Confira a Moção na íntegra:

MOÇÃO Nº 0017/2019
Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

Na forma regimental, depois de ouvido o Plenário e, se aprovado, REQUEIRO seja encaminhado ao: Exmo. Sr. Cleosmar Fernandes – Presidente da Câmara Municipal, a seguinte proposição:

Solicitamos que seja encaminhada a presente Moção de Protesto e Repúdio ao Exmo. Sr. Carlos Moisés – Governador do Estado de Santa Catarina, pela apresentação do Projeto de Lei n. 089.4/19 que retira recursos do orçamento da UDESC.

JUSTIFICATIVA: A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) é uma instituição de excelência no ensino superior, sendo a única universidade pública estadual que temos.

Atuando também com pesquisa e extensão, criada em 1965 e dispõe de uma estrutura distribuída em 12 unidades em nove cidades do Estado, além de 32 polos de apoio presencial para o ensino a distância. Possui cerca de 15 mil alunos distribuídos em 59 cursos de graduação e 48 mestrados e doutorados, todos oferecidos gratuitamente. Possui um quadro de professores com mais de 95%, onde são mestres e doutores.

A instituição mantém 168 grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq) e realiza mais de 700 ações de extensão por ano em diversas áreas para levar o conhecimento obtido no ensino e na pesquisa ao público externo. As ações gratuitas da UDESC beneficiam mais de 600 mil pessoas anualmente.

O Governo do Estado apresentou o Projeto de Lei 089.4/2019 que “Dispõe sobre as diretrizes orçamentarias para o exercício financeiro de 2020 e estabelece outras providências” que propõe a redução de repasse da UDESC dos atuais 2,49% para 2,24% da receita líquida do Estado.

O orçamento da UDESC previsto para o exercício de 2019 é de R$ 467.758.677,00 milhões, que sendo ao ser aprovado o Projeto de Lei 089.4/2019, causará uma queda orçamentária de 10%, o que representará R$ 47 milhões a menor no orçamento daquela Universidade.

Essa medida, se aprovada, trará inúmeros problemas para o funcionamento da instituição, comprometendo os serviços de excelência que atualmente são prestados, principalmente para polos menores, como o nosso na cidade de Laguna, esta redução trará enormes prejuízos.

Entendemos da necessidade da realização de cortes no orçamento, no entanto, defendemos que tal gesto não deve atingir a educação, pelo contrário, a educação deve sempre receber mais investimentos, pois é por meio dela que se constrói o desenvolvimento.

Desta forma, nada mais justo, o atendimento da presente proposição.
Sala das Sessões, 25 de abril de 2019.
Rodrigo Luz de Moraes
Vereador PR
Nadia Tasso Lima
Vereadora MDB

Patrick Mattos de Oliveira

Roberto Carlos Alves

Thiago Alcides Duarte

Valdomiro Barbosa de Andrade

Cleosmar Fernandes

Osmar Vieira
Vereador PSDB

Peterson Crippa da Silva

Rhoomening Souza Rodrigues
Vereador PSDB

Rogério Medeiros

Ronaldo Pacheco Bonifácio
Vereador PSD
Protocolos desta Publicação:Criado em: 30/04/2019 - 13:24:46 por: Sidnei Oliveira - Alterado em: 30/04/2019 - 13:24:46 por: Sidnei Oliveira

Câmara terá Sessão Extraordinária nesta quinta-feira, às 18h

Os parlamentares lagunenses estarão reunidos nesta quinta-feira (6), em Sessão Extraordinária, às 18h, para votar projetos de autoria do Poder Executivo, entre eles o estatuto da Guarda Municipal,  aumento para cargos efetivos, além da revisão  anual do servidores públicos municipais.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Por solicitação do vereador Kleber Roberto Lopes Rosa, esclarecemos que houve um equívoco durante o cadastro  da Emenda  ao Projeto de Lei Complementar n° 007/19, no sistema da Câmara Municipal de Laguna. Por conta disso, o equívoco já foi solucionado,  sendo alterado a autoria da referida emenda.

Câmara vota LDO nesta terça-feira, em Sessões Extraordinárias

Os parlamentares de Laguna, deverão votar a Lei de Diretrizes Orçamentária  (LDO),  nesta terça-feira (28), em duas Sessões Extraordinárias. Antes,  porém,  os vereadores realizarão Sessão Ordinária.
A votação da LDO deve ter Sessão exclusiva. Por conta disso, o presidente da Câmara, Cleosmar Fernandes, assinou o ato de convocação nesta segunda-feira.

Comissão de Pesca define ações para a preservação do boto pescador de Laguna

A Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa já definiu o conjunto de ações que pretende implementar para tentar frear o aumento da mortandade do boto pescador de Laguna, espécie que estaria sendo ameaçada pelo mal uso de redes de malha utilizadas para a pesca e pela poluição das águas costeiras do sul do estado.