Estado cede projeto do acesso norte ao município de Laguna

Com o projeto nas mãos, o prefeito Mauro Candemil poderá solicitar o financiamento para a construção do acesso norte. São 5,3 quilômetros passando pela comunidade de Barbacena. Obra orçada em R$ 8,5 milhões.

O ato de entrega do termo de cooperação entre a prefeitura de Laguna e Governo do Estado para a cessão do projeto ocorreu nesta quinta-feira, dia 2. O financiamento foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

"Há décadas que o município vem pleiteando esse acesso. Conseguimos do BRDE essa linha de crédito favorável. A cidade está precisando", salientou Candemil.

O prefeito foi recebido pelo secretário da Casa Civil, Douglas Borba, em Florianópolis. Os vereadores Cleosmar Fernandes, Kleber Roberto Lopes, Rodrigo Moraes, Waldomiro Barbosa, Osmar Vieira, os deputados Felipe Estevão e  Volnei Weber, o presidente da Associação de Moradores da Barbacena, Oscar Vicente acompanharam o ato.

O termo foi assinado pelo governador Carlos Moisés.

O acesso norte terá 5,3 quilômetros, com início na avenida João Marronzinho, passando pela via Arno João Gruner (conhecida rua da Granja), depois a popular Estrada de Cristo (Desembargador Norberto Ungaretti) passando pela comunidade de Barbacena até a BR 101.

Com a construção do acesso norte, uma nova alternativa para entrada e saída de veículos na cidade, agilizando a trafegabilidade na região do Portinho e Progresso, também o desenvolvimento da região norte do município.

O que foi dito:

"Nós levamos o pleito ao governador, que se dispôs a colocar tudo o que o Estado possa fazer para que essa obra aconteça", destaca o secretário da Casa Civil, Douglas Borba.

“Verificamos a necessidade da elaboração desse termo para que o município possa usar esse projeto do Estado. Nosso papel é respaldar os municípios ", disse o secretário adjunto da Casa Civil, Mateus Hoffmann.

“Queremos ser a ponte entre vocês e o Estado, ou seja, ter um bom relacionamento, despido de vaidades. Laguna é minha terra, nasci e cresci ali e nosso gabinete é a extensão da casa de vocês.”, disse o deputado estadual Felipe Estevão.

“Essa parceria terá um impacto muito importante na economia da cidade”, frisou o presidente da Câmara de Vereadores, Cleosmar Fernandes

Transferência de bens

Foi entregue ao secretário Borba um pedido de transferência para o governo municipal do sambódromo, do Centro Social Urbano, no bairro Progresso e da Codisc. Também foi encaminhado uma solicitação de estudo sobre o manancial da água na área da Codisc, na entrada da cidade.

“Estamos fazendo um levantamento dos imóveis. Por 180 dias não podemos fazer transferências, por força de decreto. Peço aos senhores mais 60 dias para que possamos responder sobre esses pleitos para evoluir nessa questão”, explicou o secretário da Casa Civil, Douglas Borba.

* com informações da DECOM/PML
Protocolos desta Publicação:Criado em: 03/05/2019 - 13:57:30 por: Sidnei Oliveira - Alterado em: 03/05/2019 - 13:58:11 por: Sidnei Oliveira

Comissão de Pesca define ações para a preservação do boto pescador de Laguna

A Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa já definiu o conjunto de ações que pretende implementar para tentar frear o aumento da mortandade do boto pescador de Laguna, espécie que estaria sendo ameaçada pelo mal uso de redes de malha utilizadas para a pesca e pela poluição das águas costeiras do sul do estado.

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Laguna visita parlamento lagunense

Na tarde desta segunda-feira (20), o presidente da Câmara, Cleosmar Fernandes,  recebeu em seu gabinete integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Laguna.  A presidente da Rede, Andrea Cascaes Lopes e a fisioterapeuta Mércia Pelentir,  solicitaram apoio ao parlamento lagunense para que sensibilizem o Governo Municipal na possibilidade apoio financeiro ou até mesmo a cessão de uma sala para o atendimentos aos pacientes com câncer.

Presidente da CPI do Carnaval assina convocação para depoimentos

Na tarde desta quinta-feira (16), o vereador Osmar Vieira assinou os ofícios convocando algumas pessoas da administração pública e de empresas, para serem interrogadas pela comissão na próxima quinta-feira, dia 23,  a partir das 13h. Com transmissão ao vivo pela TV Câmara e redes sociais.

Farmácia Judicial é tema de encontro entre vereadores e diretor de Logística da Secretaria de Estado da Saúde

"Não  tem mais o que discutir, o assunto está encerrado, agora é esperar que justiça chame os  municípios para fazer a distribuição  da medicação da Farmácia Judicial" disse  Charles Accordi, diretor de Logística da Secretaria de Estado da Saúde,  ao iniciar a reunião com os vereadores Cleosmar Fernandes e Kleber Roberto Lopes Rosa.

Na tarde desta segunda-feira (13), os vereadores estiveram em Florianópolis para tentar buscar uma solução para  a distribuição dos medicamentos cedidos pelo estado, após ação judicial.